Layse Albuquerque
Mestranda no Programa de Biologia Animal da UFPE
Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (2017), onde estudou a Filogeografia e história evolutiva da figuinha-do-mangue (Conirostrum bicolor). Foi estagiária do Museu de Ciências Naturais da Universidade da Louisiana (2016) e Atuou como Técnica da Coleção de Aves da Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal – UFPE, cuja pesquisa envolve Filogeografia, Evolução e Bioacústica de um complexo de espécies nas Florestas Tropicais Sazonalmente Secas.
Akemi Tanaka
Graduanda em Ciências Biológicas - Bacharelado
Akemi é aluna da graduação do bacharelado em ciências biológicas, ela faz parte do Ornitolab há pelo menos 03 anos, já foi até pros EUA (2017) representar o Ornitolab! lá ela prendeu a trabalhar com dados moleculares, de nova geração e isso foi muito importante pra aumentar o conhecimento do laboratório em estudos moleculares. Atualmente ela está desenvolvendo seu projeto de monografia com aves alopátricas das florestas secas neotropicais.
Lucas Carvalho
Graduando em Ciências Biológicas - Bacharelado
Lucas está na graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado, atualmente está fazendo parte do Ornitolab, onde além de participar das nossas atividades, vêm construindo seu projeto de Monografia que será relacionado com filogeografia de aves do gênero Pseudoseisura, gênero esse, que possui 04 espécies distribuídas ao longo da região Neotropical. Além disso, ele também tira umas fotos de aves muito bacanas!
Paulo Vieira
Graduando em Ciências Biológicas - Bacharelado
Laboratório de Ecologia & Evolução de Aves
Universidade Federal de Pernambuco
Nossas Pesquisas
Estamos interessados na ecologia, biogeografia e biologia evolutiva das aves neotropicais e seus biomas. Integraramos esses campos, i) reconhecendo e sintetizando os padrões de distribuição das aves, dando especial atenção às zonas de contato e às quebras filogeográficas; ii) entender como os gradientes ambientais ao longo dos ecótonos definem as distribuições das espécies, afetando padrões de diversidade taxonômica, filogenética e funcional; e iii) Inferir os mecanismos e processos evolutivos que moldaram a distribuição atual das espécies e das comunidades de aves. Para atingir esses objetivos, usamos ferramentas emprestadas de diversas disciplinas, incluindo Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e modelagem de nicho ecológico (MNE), ecologia quantitativa e ferramentas moleculares para analisar dados genômicos, incluindo métodos de construção de árvores, filogeografia estatística e genética populacional. A maioria das nossas pesquisas inclui trabalho de campo, onde realizamos pesquisas inventários, obtemos gravações em áudio de vocalizações de aves e coletamos espécimes. Embora realizemos e valorizemos pesquisas exploratória e coletas gerais, nossas pesquisas são orientadas por hipóteses, com desenhos experimentais sólidos baseados em fortes estruturas teóricas.