Layse Albuquerque
Mestranda no Programa de Biologia Animal da UFPE
Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (2017), onde estudou a Filogeografia e história evolutiva da figuinha-do-mangue (Conirostrum bicolor). Foi estagiária do Museu de Ciências Naturais da Universidade da Louisiana (2016) e Atuou como Técnica da Coleção de Aves da Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal – UFPE, cuja pesquisa envolve Filogeografia, Evolução e Bioacústica de um complexo de espécies nas Florestas Tropicais Sazonalmente Secas.
Akemi Tanaka
Graduanda em Ciências Biológicas - Bacharelado
Akemi é aluna da graduação do bacharelado em ciências biológicas, ela faz parte do Ornitolab há pelo menos 03 anos, já foi até pros EUA (2017) representar o Ornitolab! lá ela prendeu a trabalhar com dados moleculares, de nova geração e isso foi muito importante pra aumentar o conhecimento do laboratório em estudos moleculares. Atualmente ela está desenvolvendo seu projeto de monografia com aves alopátricas das florestas secas neotropicais.
Lucas Carvalho
Graduando em Ciências Biológicas - Bacharelado
Lucas está na graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado, atualmente está fazendo parte do Ornitolab, onde além de participar das nossas atividades, vêm construindo seu projeto de Monografia que será relacionado com filogeografia de aves do gênero Pseudoseisura, gênero esse, que possui 04 espécies distribuídas ao longo da região Neotropical. Além disso, ele também tira umas fotos de aves muito bacanas!
Paulo Vieira
Graduando em Ciências Biológicas - Bacharelado
Laboratório de Ecologia & Evolução de Aves
Universidade Federal de Pernambuco
picapauzinho-de-pernambuco
(Picumnus pernambucensis)
Características
O Picumnus pernambucensis pode ser encontrado em ambientes estuarinos, manguezais, em matas úmidas próximas ao litoral e em regiões com altitudes que variam entre 500 e 600 metros.
A coloração das partes inferiores variando de esbranquiçada a amarelo claro. O dorso é verde-oliva sem preto ou pontos claros, igualmente para as coberteiras das asas. Um dos indivíduos analisados tinha as partes superiores castanho-acinzentadas. Apresentam características barras escuras bem definidas no ventre inferior que atingem o crisso. Os machos têm a testa vermelha alaranjada. Alguns indivíduos apresentam discretas manchas brancas nas coberteiras das asas.
Alimentação
As espécies do gênero Picumnus têm hábitos extremamente especializados, golpeiam a madeira de forma incessante para encontrar alimento, também se especializaram em obter alimento dos ramos menores de árvores. São aves insetívoras, mas também podem se alimentar de frutos, sementes e até seiva de árvores
Reprodução
Golpeiam a madeira de forma incessante para escavar o ninho.
Distribuição Geográfica
Ocorre nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba.