top of page

gravatazeiro
 

(Rhopornis ardesiacus)

Mapa de distribuição da espécie

Características

Habita a vegetação conhecida como mata-de-cipó, característica da transição entre Mata Atlântica e Caatinga. Ocorre em florestas com altitudes que variam de 100 a 900 metros. Atualmente, Rhopornis ardesiacus consta como ¨Em Perigo¨ na Lista Internacional e Nacional da fauna ameaçada de extinção. A fragmentação decorrente da retirada de madeira causa aumento da luminosidade no interior das florestas e afeta diretamente o crescimento vegetativo das bromélias, que por consequência, retém menos água e diminui a disponibilidade de recursos alimentares. A espécie está inserida nos Planos de Ação Nacionais para Conservação das Aves da Caatinga e das Aves da Mata Atlântica.

Mede entre 18 e 19 centímetros de comprimento e tem peso entre 23 e 28 gramas. Possui coloração acinzentada (ardósia) e íris vermelha. O macho se diferencia por possuir a garganta negra. Por sua vez, as fêmeas possuem a fronte da cabeça marrom.

Alimentação

Permanece a maior parte do tempo no solo e procura alimento revirando as folhas da serrapilheira, também forrageia nas bromélias que servem de abrigo contra predadores, pois adentra nos aglomerados de bromélias sempre que há aproximação humana. A água retida na coroa das bromélias fornece um microhabitat, onde são encontradas larvas de dípteros em desenvolvimento e aracnídeos que servem de alimento

 

Reprodução

As bromélias também são usadas como locais de nidificação, se reproduz no período chuvoso, onde há uma maior disponibilidade de recursos e aumenta a demanda por alimento com o nascimento dos filhotes.

 

Distribuição Geográfica

Ocorre no extremo nordeste de Minas Gerais e no centro-sul da Bahia.

Sem título.png13.png

​Andreza Silva

icone-instagram.png

@andreza_arte

bottom of page