Layse Albuquerque
Mestranda no Programa de Biologia Animal da UFPE
Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (2017), onde estudou a Filogeografia e história evolutiva da figuinha-do-mangue (Conirostrum bicolor). Foi estagiária do Museu de Ciências Naturais da Universidade da Louisiana (2016) e Atuou como Técnica da Coleção de Aves da Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal – UFPE, cuja pesquisa envolve Filogeografia, Evolução e Bioacústica de um complexo de espécies nas Florestas Tropicais Sazonalmente Secas.
Akemi Tanaka
Graduanda em Ciências Biológicas - Bacharelado
Akemi é aluna da graduação do bacharelado em ciências biológicas, ela faz parte do Ornitolab há pelo menos 03 anos, já foi até pros EUA (2017) representar o Ornitolab! lá ela prendeu a trabalhar com dados moleculares, de nova geração e isso foi muito importante pra aumentar o conhecimento do laboratório em estudos moleculares. Atualmente ela está desenvolvendo seu projeto de monografia com aves alopátricas das florestas secas neotropicais.
Lucas Carvalho
Graduando em Ciências Biológicas - Bacharelado
Lucas está na graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado, atualmente está fazendo parte do Ornitolab, onde além de participar das nossas atividades, vêm construindo seu projeto de Monografia que será relacionado com filogeografia de aves do gênero Pseudoseisura, gênero esse, que possui 04 espécies distribuídas ao longo da região Neotropical. Além disso, ele também tira umas fotos de aves muito bacanas!
Paulo Vieira
Graduando em Ciências Biológicas - Bacharelado
Laboratório de Ecologia & Evolução de Aves
Universidade Federal de Pernambuco
saíra-pintor
(Tangara fastuosa)
Características
Se locomovem facilmente entre os fragmentos e é o principal responsável por dispersar sementes de bromélias pela floresta. São vistos aos pares, em grupos intra-específicos ou formando bandos com outras espécies, tanto insetívoras quanto frugívoras. Pode ser encontrada no interior e nas bordas das florestas, em vegetações com crescimento secundário apresentando acentuado nível de degradação, em jardins e em pomares com adensados de bromélias. Atualmente, consta como ¨Vulnerável¨na Lista Internacional e Nacional da fauna ameaçada de extinção sendo a principal causa de ameaça a perda de habitat, para substituição por pastos e plantações, extração de madeira para carvoaria e a captura para o comércio ilegal. Está inserida no Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Mata Atlântica. Mede cerca de 13 centímetros, apresentam tons de roxo-violeta e alaranjado na plumagem.
Alimentação
A dieta é composta por frutos e artrópodes, ingerindo ocasionalmente pétalas de inflorescência do jambeiro e goiabeira. Os frutos de Miconia sp, Schefflera morototoni e Cecropia sp são os mais utilizados na alimentação.
Reprodução
No período de acasalamento, apresentam comportamento agressivo e territorialista com outros indivíduos da espécie. Constroem os ninhos em bromélias arborícolas, utilizando folhas secas, radículas e fibras vegetais durante o período reprodutivo, de outubro a abril.
Distribuição Geográfica
Ocorre nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
Mapa de distribuição da espécie