top of page

choca-lisa
 

(Thamnophilus aethiops distans)

Mapa de distribuição da espécie

Características

O Thamnophilus aethiops distans é uma subespécie insetívora de sub-bosque, que ocorre exclusivamente no interior de florestas bem conservadas e tem alta sensibilidade a perturbações na floresta, por isso, é considerada um importante indicador de qualidade dos fragmentos florestais. Atualmente, o Thamnophilus aethiops distans consta como ¨Em Perigo¨na Lista Nacional da fauna ameaçada de extinção. A principal causa de ameaça é decorrente das alterações e destruição do habitat para instalação de plantações. A subespécie está inserida no Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Mata Atlântica.

Mede cerca de 16 cm de comprimento e pesa 23 g. O macho tem coloração geral cinza-escura com o alto da cabeça preto. Íris vermelha ou marrom avermelhada. Conforme a ssp, pode apresentar pequenas pintas brancas nas asas muito discretas ou até ausentes. As fêmeas não tem pintas nas asas e apresentam coloração geral castanha avermelhada, com a parte inferior um pouco mais clara.

 

Alimentação

Forrageia em folhas que ficam próximas ao chão, na Floresta Ombrófila Aberta, Floresta Ombrófila Densa, Floresta Estacional Semidecidual e Áreas de Tensão Ecológica.

 

Reprodução

O período reprodutivo é de maio a agosto.

 

Distribuição Geográfica

Ocorre nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

Sem título.png16.png

​Andreza Silva

icone-instagram.png

@andreza_arte

bottom of page