Layse Albuquerque
Mestranda no Programa de Biologia Animal da UFPE
Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (2017), onde estudou a Filogeografia e história evolutiva da figuinha-do-mangue (Conirostrum bicolor). Foi estagiária do Museu de Ciências Naturais da Universidade da Louisiana (2016) e Atuou como Técnica da Coleção de Aves da Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal – UFPE, cuja pesquisa envolve Filogeografia, Evolução e Bioacústica de um complexo de espécies nas Florestas Tropicais Sazonalmente Secas.
Akemi Tanaka
Graduanda em Ciências Biológicas - Bacharelado
Akemi é aluna da graduação do bacharelado em ciências biológicas, ela faz parte do Ornitolab há pelo menos 03 anos, já foi até pros EUA (2017) representar o Ornitolab! lá ela prendeu a trabalhar com dados moleculares, de nova geração e isso foi muito importante pra aumentar o conhecimento do laboratório em estudos moleculares. Atualmente ela está desenvolvendo seu projeto de monografia com aves alopátricas das florestas secas neotropicais.
Lucas Carvalho
Graduando em Ciências Biológicas - Bacharelado
Lucas está na graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado, atualmente está fazendo parte do Ornitolab, onde além de participar das nossas atividades, vêm construindo seu projeto de Monografia que será relacionado com filogeografia de aves do gênero Pseudoseisura, gênero esse, que possui 04 espécies distribuídas ao longo da região Neotropical. Além disso, ele também tira umas fotos de aves muito bacanas!
Paulo Vieira
Graduando em Ciências Biológicas - Bacharelado
Laboratório de Ecologia & Evolução de Aves
Universidade Federal de Pernambuco
A Coleção de Aves da UFPE atualmente possui mais de 6.000 espécimes de mais de 700 espécies, representando 78 Famílias (75% das Famílias que ocorrem no Brasil) e 26 Ordens (~ 80% das Ordens do Brasil). Associado à coleção de peles iniciamos em 2013 a coleção de recursos genéticos (tecidos) e já contamos com cerca de 2.000 tecidos. A Coleção cota com holótipos de duas espécies de aves recentemente descritas: o soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni) e o caburé-de-Pernambuco (Glaucidium mooreorum).
Os dois exemplares de caburé (coruja de pequeno porte) tombados na coleção representam os únicos exemplares disponíveis em coleções zoológicas dessa espécie, e a falta de registros recentes na natureza desde a sua descrição tem fortalecido a possibilidade de que esta coruja esteja extinta. Além dos holótipos, a coleção possui espécimes de grande parte dos endemismos da Caatinga (17 espécies) e da Mata Atlântica (34 espécies), incluindo 36 espécies de aves ameaçadas de extinção e 14 formas (espécies e sub-espécies) endêmicas da Área de Endemismo Pernambuco.
Quase a metade dos espécimes da coleção provém de Pernambuco, mas coleções representativas de Alagoas, Paraíba, Sergipe, Goiás, Rio Grande do Norte, Bahia, Pará, Ceará, e Minas Gerais fortalecem o cunho regional do acervo. Desde 2013, começamos a expandir a área de atuação da coleção, incluindo aves da região amazônica, especificamente de Roraima.
A Coleção tem por objetivo principal potencializar os estudos ornitológicos na região; ela é aberta aos estudantes e ao público em geral, assim como para qualquer pesquisador interessado no estudo das aves neotropicais.