top of page
Hevana Lima
IMG_4594(2)_edited.jpg

Hevana faz parte do Ornitolab desde 2013, ela defendeu sua monografia em dezembro de 2015, com uma pesquisa sobre o comportamento de mobbing na Caatinga (Lima et al. 2018). Ela se ausentou do Ornitolab durante dois anos enquanto fazia o mestrado em Ecologia no INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia). Em 2023, ela concluiu seu projeto de doutorado, onde procurou entender os padrões de diversidade e variação genética de aves ao longo da diagonal seca sul-americana.

Currículo Lattes           Monografia 

Bruna Mirely
bruna.jpg

Bruna defendeu sua monografia em 2014, estudando a capacidade de dispersão de aves amazônicas. Sua monografia, intitulada “Capacidade de dispersão das aves de ambientes ribeirinhos no baixo Rio Branco, Roraima”, teve por objetivo avaliar se variáveis morfológicas e morfométricas explicam o sucesso ou fracasso das aves em atravessar um corpo d’água em experimentos de dispersão. Bruna defendeu seu mestrado em 2022, onde estudou os padrões migratórios de duas espécies de aves amazônicas, no projeto intitulado "Padrões de movimentação e efeitos da sazonalidade em duas espécies de aves (Oressochen jubatus e Rynchops niger) associadas a praias fluviais no Rio Branco, Roraima".

Currículo Lattes      Monografia

noname.png
João do Nascimento

João defendeu sua monografia intitulada "Influência das mudanças climáticas na morfologia de cinco espécies de aves da Caatinga" em março de 2024. Nela, João buscou entender como as aves da Caatinga estão respondendo às mudanças climáticas dos últimos séculos, utilizando como base dados morfométricos e isótopos estáveis de Carbono e Nitrogênio presentes nas rêmiges, foi um trabalho super interessante! 

Currículo Lattes

Mel.jpeg
Emmilly Mel
Duda.jpeg
Eduarda Morais

Duda

Currículo Lattes       Monografia

Babi.jpeg
Bárbara Coelho

Babi foi bolsista de iniciação científica no Ornitolab. Onde desenvolveu seu projeto intitulado "Influência das variáveis climáticas e topográficas nos padrões de diversidade morfológica de aves em uma floresta tropical seca". No seu projeto, ela procurou entender como variáveis climáticas podem influenciar nas comunidades de aves na Caatinga, super legal né? 

Currículo Lattes

stephannie_edited_edited_edited.jpg
Stephannie Targino

Stephannie defendeu sua monografia com o trabalho intitulado: “Aves como modelo para avaliar a importância e contribuição das unidades de conservação da Caatinga na proteção de aves endêmicas". O objetivo do estudo foi avaliar a importância das Unidades de Conservação da Caatinga em garantir a conservação das aves deste ecossistema, e identificar a proporção da distribuição das espécies endêmicas que está inserida em Unidades de Conservação. Um projeto super interessante visando fornecer dados utéis para medidas de conservação das aves endêmicas da Caatinga.

Monografia          

andreza.png
Andreza Silva

Andreza é nossa artista!! No seu trabalho de conclusão de curso ela construiu um Catálogo das aves endêmicas e ameaçadas da Mata Atlântica do Nordeste, com ilustrações próprias e informações ecológicas e voltadas para conservação das espécies. As ilustrações produzidas pela Andreza estão atualmente em exposição no Espaço Ciência em Olinda, e a exposição online pode ser vista aqui. Quer conhecer mais sobre o trabalho da Andrezza? é só entrar no seu instagram @andreza_arte.

Monografia          

67831261_692180787876011_4407318121430384640_n.jpg
Paulo Vieira

Paulo fez parte do time Genética do nosso laboratório, para o seu trabalho de conclusão de curso ele estudou a filogeografia de duas populações alopátricas do Schoeniophylax phryganophilus. Foi um trabalho super legal!

Monografia          

akemi_edited.jpg
Akemi Tanaka

Akemi foi aluna da graduação em ciências biológicas. No seu trabalho de conclusão, intitulado "Testando regras ecogeográficas em populações de aves com distribuição alopátrica ao longo da diagonal seca sul-americana", ela relacionou o padrão morfométrico de oito pares de táxons de aves com a latitude e avaliou se populações que se distribuem alopátricamente ao longo da diagonal seca sul-americana (Caatinga e Chaco, principalmente), seguem as regras ecogeográficas de Bergmann e Allen. Foi um trabalho com resultados muito interessantes!

Monografia          

22519438_1729346810440503_6020024256914582769_n.jpg
Layse Albuquerque

Layse defendeu seu trabalho de conclusão curso estudando, a Filogeografia e história evolutiva da figuinha-do-mangue (Conirostrum bicolor). Durante o mestrado, ela desenvolveu sua pesquisa intitulada "Filogeografia dos corrupiões do complexo Icterus icterus (Família: Icteridae): Inferências evolutivas sobre as florestas tropicais sazonalmente secas", utilizando o gênero Icterus para estudar padrões de filogeografia, evolução e bioacústica, nas Florestas Tropicais Sazonalmente Secas. Um estudo super legal!

Currículo Lattes       Monografia          Dissertação

Rai.jpg
Raíssa Guerra Sales

Raíssa defendeu sua monografia na área da bioacústica com o trabalho intitulado: “Variação vocal de três espécies de papa-formigas (Aves: Thamnophilidae) associada a uma barreira ribeirinha na bacia do Rio Branco, Amazônia”. O objetivo do estudo era avaliar a existência de um padrão geográfico de variação vocal associado a uma barreira ribeirinha na Amazônia em três espécies de aves da Família Thamnophilidae com diferentes graus de diferenciação genética e morfológica. No mestrado, Raíssa se dedicou a estudar o grau de variação vocal das aves da Família Thamnophilidae no Escudo das Guianas, na Amazônia setentrional, onde várias espécies possuem diferentes graus de variação genética e fenotípica.

Currículo Lattes           Monografia           Dissertação

Suzany Menezes.jpg
Heverly Suzany Gouveia de Menezes

Suzany em seu trabalho de conclusão de curso trabalhou com “Filogeografia comparada e estrutura genética de populações isoladas de aves do Rio Branco, RR”, mostrando que para muitas espécies o Rio Branco serve como barreira biogeográfica isolando por milhões de anos muitas populações. Ela foi uma peça fundamental dentro dos trabalhos com genética no Ornitolab, sendo responsável por sequenciar um grande número de amostras amazônicas.

Currículo Lattes

Jonathan Ramos Ribeiro
Jonjon.jpg

Jonjon defendeu sua monografia em março (2015), nela, estudou o ‘Efeito do corte seletivo de madeira na riqueza e abundância de aves endêmicas da Caatinga na Chapada do Araripe’. Durante o mestrado, JonJon desenvolveu o projeto "Densidade populacional e índices acústicos: efeitos do manejo florestal em duas diferentes escalas na comunidade de aves da Caatinga", que teve como objetivos entender a dinâmica temporal da paisagem sonora numa área de Caatinga, avaliar sua relação com a riqueza de espécies de aves da área e testar os efeitos das perturbações antrópicas como o manejo florestal na paisagem sonora e sua relação com a atividade reprodutiva das aves. Paralelamente, Jonjon também desenvolveu o projeto; Efeitos do manejo florestal sobre a densidade e abundância do vira-folhas cearense (Sclerurus cearensis), uma espécie de ave endêmica e ameaçada do nordeste do Brasil", um projeto do Ornitolab com o apoio da organização SAVE Brasil.

Currículo Lattes           Monografia           Dissertação

26169366_1614687678598161_41504852841372
Yuri Raia Mendes

Yuri defendeu sua monografia no final de 2015, onde, apresentou o trabalho:  "Distribuição e Conservação do barranqueiro-do-nordeste (Automolus lammi), uma Espécie Ameaçada da Mata Atlântica do Nordeste", Yuri realizou trabalhos de campo para testar modelos de distribuição de espécies aplicados a aves da Mata Atlântica e verificar a ocorrência da espécie Automolus lammi, uma espécie rara/ameaçada.

Currículo Lattes           Monografia

Jonathas Lins.jpg
Jonathas Lins de Souza

Durante a sua monografia, Jonathas estudou a variação vocal e geográfica de uma espécie endêmica das florestas tropicais secas da América do Sul, o Myrmorchilus strigilatus que possui duas populações com subespécies em estado de alopatria nos biomas Chaco Argentino e Caatinga, para tal utilizou-se duas metodologias distintas, avaliando a existência da diferenciação e desenvolvimento de isolamento reprodutivo pré-zigotico vocal.

Currículo Lattes

43258951_421099261752446_211872985127059
Lays Viturino de Freitas

Lays defendeu sua monografia no final de 2015 e trabalhou com Myrmorchilus strigilatus, um táxon endêmico e alopátrico a duas florestas secas neotropicais: a Caatinga e o Chaco. Ela, avaliou o grau de diferenciação de nicho entre duas subespécies, testando as hipóteses de Conservatismo vs. Divergência de Nicho Ecológico, e também visou a história evolutiva da espécie visando datar geneticamente o tempo de divergência entre as populações e testando a Hipótese do Arco Pleistocênico em aves. Em seu mestrado, Lays estudou a divergência ecológica em 13 pares de taxa de aves com populações isoladas na Caatinga e no Chaco, com o objetivo de entender a relação histórica entre os dois principais blocos de florestas secas da região Neotropical.

Currículo Lattes           Monografia           Dissertação

Marcos Vinicios.jpg
Marcos Vinicios

Marcos defendeu sua monografia em 2015 e estudou os padrões de distribuição geográfica e riqueza dos psitacídeos que ocorrem na Caatinga.Para o mestrado, Marcos se dedicou a estudar o padrão de distribuição geográfica dos táxons (Espécies e sub-espécies) de aves endêmicas da Caatinga, utilizando modelagens de nicho ecológico apontando as ecorregiões com maior diversidade de espécies e os centros de endemismos. Modelou também a distribuição futura dessas aves com projeções para dois cenários distintos em 2050 e 2080, em função de alterações nas características climáticas e no uso da terra na Caatinga.

Currículo Lattes           Dissertação

mauricio.jpg
Maurício Dalia Neto

Maurício defendeu a sua monografia "Análise de Nicho Ecológico e Limites de Espécies Alopátricas do Gênero Stigmatura" em dezembro de 2015. Maurício usou modelagem para analisar as características ambientais do nicho fundamental das populações alopátricas do gênero Stigmatura, e também comparou-as visando testar o nível de semelhança em relação a um modelo nulo.

Currículo Lattes           Monografia

Nanda.jpg
Maura Fernanda Lacerda da Silva

Fernanda participou voluntariamente como assistente de campo, na 4˚ campanha, Fase III, do Projeto de Pesquisa: Monitoramento da Biologia Reprodutiva da arara-azul-de-lear, na Estação Biológica de Canudos, BA, sob coordenação do Laboratório de Ornitologia (Seção de Aves) do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Suas atividades no projeto tiveram como ênfase na morfometria, marcação e contenção de ninhegos de araras, coleta e armazenamento de material biológico e observação do comportamento reprodutivo desta espécie. Sob orientação do prof. Luciano Naka, ela defendeu sua monografia intitulada “Padrão de desenvolvimento ontogenético de ninhegos da arara-azul-de-lear Anodorhynchus leari (Aves, Psittacidae) na natureza”.

Currículo Lattes

Gigi.jpg
Gisiane Rodrigues Lima

Gigi é manauara, expert  em taxidermia e fez seu mestrado no Programa de pós-graduação de Diversidade Biológica na UFAM. Ela trabalhou com a “Influência do habitat na capacidade de dispersão de aves ribeirinhas na bacia do Rio Branco, Norte da Amazônia”, onde observou a influência dos diferentes habitats de várzea sobre os traços funcionais das comunidades de aves ao longo do Rio Branco.

Currículo Lattes

Edited Image 2015-4-30-23:49:37
Iolanda Maria da Silva Pereira

No Ornitolab, Iolanda foi a responsável por digitalizar as informações contidas nos espécimes da Coleção de Aves UFPE. Em seu trabalho de conclusão de curso, ela teve como objetivos não só aprimorar a qualidade dos dados das coleções através da informatização e digitalização do acervo ornitológico da UFPE, como também realizar o georeferenciamento do material previamente tombado. O seu trabalho representou um importante passo para benefício da coleção, a qual é importante fonte de informação científica à comunidade de pesquisadores ornitólogos.

Currículo Lattes           Monografia

Thaís.jpg
Thais Arruda 

Thaís defendeu sua monografia "Preferência Lateral em pinguins-de-magalhães na Patagônia Argentina" (Jan/2016), durante duas temporadas ela realizou estudos sobre a preferência lateral em ambiente natural, tendo como área de estudo a maior colônia de nidificação de pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) do mundo, localizada em Punta Tombo, Argentina.

Currículo Lattes

45150001_1727090554067718_91258032948563
Lilia Dark Nunes dos Santos

Lilia trabalhou com área de distribuição para modelagem de nicho ecológico das aves. Ela procurou mostrar se pontos de ocorrência de espécies retirados aleatoriamente de polígonos de distribuição de espécies são tão confiáveis quanto pontos reais de ocorrência de espécies. Mas em seu trabalho de conclusão de curso ela trabalhou com ecologia de comunidades: “Frugivoria e Dispersão de Sementes por aves em Cactaceae na Caatinga: uma das maiores Florestas Tropicais Sazonalmente Seca”, orientada pela Dra. Flor Maria Guedes Las-Casas, que desenvolvia seu pós-doc no Ornitolab.

Currículo Lattes

Lucas Rodrigues.jpg
Lucas Rodrigues Bueno Godinho

Lucas desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso orientado pela pela Dra. Flor Maria Guedes Las-Casas intitulado “O papel da estrutura da vegetação na diversidade e composição da avifauna em uma área da Caatinga”. Ele buscou entender qual seria a influência da heterogeneidade dos habitats e da perturbação antrópica sobre a avifauna do Vale do Catimbau, em Buíque - PE (pdf​).

Currículo Lattes           Monografia

DaniTenorio.jpg
Daniela Tenório da Silva

Daniela foi aluna do programa Ciência Sem Fronteira na Austrália. Lá ela trabalhou com a alimentação de aves e trouxe os dados para fazer seu trabalho de conclusão de curso. Em parceria com prof. Luciano Naka, ela defendeu o trabalho intitulado como: “The influence of flood pulses on the diet of the Straw-necked Ibis (Threskiornis spinicollis) in the Lower Murrumbidgee floodplain, Australia”.

Currículo Lattes

bottom of page