Bruna Mirely da Silva Costa

Bruna defendeu sua monografia em 2014, estudando a capacidade de dispersão de aves amazônicas. Sua monografia, intitulada “Capacidade de dispersão das aves de ambientes ribeirinhos no baixo Rio Branco, Roraima”, teve por objetivo avaliar se variáveis morfológicas e morfométricas explicam o sucesso ou fracasso das aves em atravessar um corpo d’água em experimentos de dispersão

Currículo Lattes           Monografia

Raíssa Guerra Sales

Raíssa defendeu sua monografia na área da bioacústica com o trabalho intitulado: “Variação vocal de três espécies de papa-formigas (Aves: Thamnophilidae) associada a uma barreira ribeirinha na bacia do Rio Branco, Amazônia”. O objetivo do estudo era avaliar a existência de um padrão geográfico de variação vocal associado a uma barreira ribeirinha na Amazônia em três espécies de aves da Família Thamnophilidae com diferentes graus de diferenciação genética e morfológica. No mestrado, Raíssa se dedicou a estudar o grau de variação vocal das aves da Família Thamnophilidae no Escudo das Guianas, na Amazônia setentrional, onde várias espécies possuem diferentes graus de variação genética e fenotípica.

Currículo Lattes           Monografia           Dissertação

Hevana Lima

Hevana defendeu sua monografia em dezembro de 2015, apresentando o trabalho " Mobbing na Caatinga: Características Funcionais e Efeitos do Manejo Florestal nas Redes de Interações Ecológicas Associadas ao Comportamento" no qual analisou quais atributos funcionais estariam relacionados com o engajemento de aves da Caatinga no comportamento de mobbing e se as interações ecológicas entre essas aves seriam afetadas pelo manejo florestal realizado na área de estudo.  A aluna Hevana também foi responsavél pela produção de algumas das ilustrações das aves endêmicas da Caatinga.

Currículo Lattes           Monografia

Heverly Suzany Gouveia de Menezes

Suzany em seu trabalho de conclusão de curso trabalhou com “Filogeografia comparada e estrutura genética de populações isoladas de aves do Rio Branco, RR”, mostrando que para muitas espécies o Rio Branco serve como barreira biogeográfica isolando por milhões de anos muitas populações. Ela foi uma peça fundamental dentro dos trabalhos com genética no Ornitolab, sendo responsável por sequenciar um grande número de amostras amazônicas.

Currículo Lattes

Jonathan Ramos Ribeiro

Jonjon defendeu sua monografia em março (2015), nela, estudou o ‘Efeito do corte seletivo de madeira na riqueza e abundância de aves endêmicas da Caatinga na Chapada do Araripe’. Durante o mestrado, JonJon desenvolveu o projeto "Densidade populacional e índices acústicos: efeitos do manejo florestal em duas diferentes escalas na comunidade de aves da Caatinga", que teve como objetivos entender a dinâmica temporal da paisagem sonora numa área de Caatinga, avaliar sua relação com a riqueza de espécies de aves da área e testar os efeitos das perturbações antrópicas como o manejo florestal na paisagem sonora e sua relação com a atividade reprodutiva das aves. Paralelamente, Jonjon também desenvolveu o projeto; Efeitos do manejo florestal sobre a densidade e abundância do vira-folhas cearense (Sclerurus cearensis), uma espécie de ave endêmica e ameaçada do nordeste do Brasil", um projeto do Ornitolab com o apoio da organização SAVE Brasil.

Currículo Lattes           Monografia           Dissertação

Yuri Raia Mendes

Yuri defendeu sua monografia no final de 2015, onde, apresentou o trabalho:  "Distribuição e Conservação do barranqueiro-do-nordeste (Automolus lammi), uma Espécie Ameaçada da Mata Atlântica do Nordeste", Yuri realizou trabalhos de campo para testar modelos de distribuição de espécies aplicados a aves da Mata Atlântica e verificar a ocorrência da espécie Automolus lammi, uma espécie rara/ameaçada.

Currículo Lattes           Monografia

Jonathas Lins de Souza

Durante a sua monografia, Jonathas estudou a variação vocal e geográfica de uma espécie endêmica das florestas tropicais secas da América do Sul, o Myrmorchilus strigilatus que possui duas populações com subespécies em estado de alopatria nos biomas Chaco Argentino e Caatinga, para tal utilizou-se duas metodologias distintas, avaliando a existência da diferenciação e desenvolvimento de isolamento reprodutivo pré-zigotico vocal.

Currículo Lattes

Lays Viturino de Freitas

Lays defendeu sua monografia no final de 2015 e trabalhou com Myrmorchilus strigilatus, um táxon endêmico e alopátrico a duas florestas secas neotropicais: a Caatinga e o Chaco. Ela, avaliou o grau de diferenciação de nicho entre duas subespécies, testando as hipóteses de Conservatismo vs. Divergência de Nicho Ecológico, e também visou a história evolutiva da espécie visando datar geneticamente o tempo de divergência entre as populações e testando a Hipótese do Arco Pleistocênico em aves. Em seu mestrado, Lays estudou a divergência ecológica em 13 pares de taxa de aves com populações isoladas na Caatinga e no Chaco, com o objetivo de entender a relação histórica entre os dois principais blocos de florestas secas da região Neotropical.

Currículo Lattes           Monografia           Dissertação

Marcos Vinicios

Marcos defendeu sua monografia em 2015 e estudou os padrões de distribuição geográfica e riqueza dos psitacídeos que ocorrem na Caatinga.Para o mestrado, Marcos se dedicou a estudar o padrão de distribuição geográfica dos táxons (Espécies e sub-espécies) de aves endêmicas da Caatinga, utilizando modelagens de nicho ecológico apontando as ecorregiões com maior diversidade de espécies e os centros de endemismos. Modelou também a distribuição futura dessas aves com projeções para dois cenários distintos em 2050 e 2080, em função de alterações nas características climáticas e no uso da terra na Caatinga.

Currículo Lattes           Dissertação

Maurício Dalia Neto

Maurício defendeu a sua monografia "Análise de Nicho Ecológico e Limites de Espécies Alopátricas do Gênero Stigmatura" em dezembro de 2015. Maurício usou modelagem para analisar as características ambientais do nicho fundamental das populações alopátricas do gênero Stigmatura, e também comparou-as visando testar o nível de semelhança em relação a um modelo nulo.

Currículo Lattes           Monografia

Maura Fernanda Lacerda da Silva

Fernanda participou voluntariamente como assistente de campo, na 4˚ campanha, Fase III, do Projeto de Pesquisa: Monitoramento da Biologia Reprodutiva da arara-azul-de-lear, na Estação Biológica de Canudos, BA, sob coordenação do Laboratório de Ornitologia (Seção de Aves) do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Suas atividades no projeto tiveram como ênfase na morfometria, marcação e contenção de ninhegos de araras, coleta e armazenamento de material biológico e observação do comportamento reprodutivo desta espécie. Sob orientação do prof. Luciano Naka, ela defendeu sua monografia intitulada “Padrão de desenvolvimento ontogenético de ninhegos da arara-azul-de-lear Anodorhynchus leari (Aves, Psittacidae) na natureza”.

Currículo Lattes

Gisiane Rodrigues Lima

Gigi é manauara, expert  em taxidermia e fez seu mestrado no Programa de pós-graduação de Diversidade Biológica na UFAM. Ela trabalhou com a “Influência do habitat na capacidade de dispersão de aves ribeirinhas na bacia do Rio Branco, Norte da Amazônia”, onde observou a influência dos diferentes habitats de várzea sobre os traços funcionais das comunidades de aves ao longo do Rio Branco.

Currículo Lattes

Iolanda Maria da Silva Pereira

No Ornitolab, Iolanda foi a responsável por digitalizar as informações contidas nos espécimes da Coleção de Aves UFPE. Em seu trabalho de conclusão de curso, ela teve como objetivos não só aprimorar a qualidade dos dados das coleções através da informatização e digitalização do acervo ornitológico da UFPE, como também realizar o georeferenciamento do material previamente tombado. O seu trabalho representou um importante passo para benefício da coleção, a qual é importante fonte de informação científica à comunidade de pesquisadores ornitólogos.

Currículo Lattes           Monografia

Thais Arruda 

Thaís acabou de defender sua monografia "Preferência Lateral em pinguins-de-magalhães na Patagônia Argentina" (Jan/2016), durante duas temporadas ela realizou estudos sobre a preferência lateral em ambiente natural, tendo como área de estudo a maior colônia de nidificação de pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) do mundo, localizada em Punta Tombo, Argentina.

Currículo Lattes

Lilia Dark Nunes dos Santos

Lilia trabalhou com área de distribuição para modelagem de nicho ecológico das aves. Ela procurou mostrar se pontos de ocorrência de espécies retirados aleatoriamente de polígonos de distribuição de espécies são tão confiáveis quanto pontos reais de ocorrência de espécies. Mas em seu trabalho de conclusão de curso ela trabalhou com ecologia de comunidades: “Frugivoria e Dispersão de Sementes por aves em Cactaceae na Caatinga: uma das maiores Florestas Tropicais Sazonalmente Seca”, orientada pela Dra. Flor Maria Guedes Las-Casas, que desenvolvia seu pós-doc no Ornitolab.

Currículo Lattes

Lucas Rodrigues Bueno Godinho

Lucas desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso orientado pela pela Dra. Flor Maria Guedes Las-Casas intitulado “O papel da estrutura da vegetação na diversidade e composição da avifauna em uma área da Caatinga”. Ele buscou entender qual seria a influência da heterogeneidade dos habitats e da perturbação antrópica sobre a avifauna do Vale do Catimbau, em Buíque - PE (pdf​).

Currículo Lattes           Monografia

Daniela Tenório da Silva

Daniela foi aluna do programa Ciência Sem Fronteira na Austrália. Lá ela trabalhou com a alimentação de aves e trouxe os dados para fazer seu trabalho de conclusão de curso. Em parceria com prof. Luciano Naka, ela defendeu o trabalho intitulado como: “The influence of flood pulses on the diet of the Straw-necked Ibis (Threskiornis spinicollis) in the Lower Murrumbidgee floodplain, Australia”.

Currículo Lattes