top of page

Exposição:
Aves Endêmicas e Ameaçadas da Mata Atlântica Nordestina

Dentre os ambientes naturais do Brasil, a Mata Atlântica foi o primeiro a ser colonizado e representa o ecossistema mais afetado pelos seres humanos. Estima-se que restam apenas 12,4% da sua cobertura vegetal original.

Entretanto, a destruição deste ecossistema não ocorreu de forma homogênea, enquanto alguns estados brasileiros do sul do Brasil possuem cerca de um quarto da sua Mata Atlântica ainda relativamente bem preservada, a Mata Atlântica Nordestina, localizada em uma estreita faixa de florestas litorâneas, sofreu bem mais com a ação humana. Estima-se que apenas 2 % da floresta original desta região ainda esteja em pé, grandemente fragmentada e degradada. 

Esta região tem um número alto de espécies endêmicas (que só ocorrem nesta região), são 36 táxons, 21 espécies e 15 subespécies.

A relação entre endemismo e ameaça é gritante nessa região, visto que quase a totalidade dos táxons endêmicos (28) estão ameaçados de extinção.

Infelizmente, a Mata Atlântica representa o bioma brasileiro com maior número de táxons ameaçados. As principais ameaças são decorrentes da perda e fragmentação de habitat, ocasionadas pela agropecuária e expansão urbana. 

Com o objetivo de chamar a atenção sobre a avifauna endêmica e ameaçada da Mata Atlântica Nordestina, esta exposição foi criada, baseada no trabalho de conclusão do curso da bióloga Andreza Silva, que produziu com maestria um lindo material sobre estas espécies.

Andreza Silva

Andreza Silva é artista, bióloga e ilustradora científica. Autodidata na arte, sempre buscou retratar, desde a infância, a percepção que tem sobre a natureza. É natural de Bonito-PE e mora na zona rural, lugar circundado por belas paisagens com montanhas, matas, riachos e cachoeiras. Essencialmente, é pintora de paisagem, mas também retrata a exuberante avifauna brasileira, em especial, as aves endêmicas e ameaçadas da Mata Atlântica Nordestina. Sua fonte inesgotável de inspiração vem da observação de aves, das paisagens e seus elementos, permeados por cores, movimento, formas, cheiros, sons e texturas peculiares.

Artes

bottom of page